Matrícula Ingressante
Publicado: 12/06/2017 - 16:56
Última modificação: 10/10/2024 - 09:39
Matrícula é o processo de vinculação do discente ao Programa, sendo exigida sua aprovação em Processo Seletivo.
Ser aprovado no Processo Seletivo para ingresso de discente no Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (Curso de Mestado Acadêmico ou Doutorado).
A documentação necessária para a matícula deve ser encaminhar para o e-mail do Programa (processoseletivo_ppgbioveg@inbio.ufu.br).
O Candidato deverá gerar um único arquivo em PDF, a digitalização dos documentos abaixo relacionados, na ordem em que são citados, não sendo necessário o envio da documentação física.
O arquivo deverá ser nomeado da segunte forma: "Documentos pessoais e acadêmico do Ingressante - Nome do candidato".
Segue a lista dos documentos requeridos:
- Requerimento de matrícula preenchido e assinado pelo candidato
- Certidão de Registro Civil (Nascimento/ Casamento)
- RG / CNH / CIN (Carteira de Identidade Nacional)
- CPF
- Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral
- Documento militar (Certificado de reservista, se do sexto masculino)
- Diploma de Graduação (devidamente assinado pelo Titulado) ou certificado de conclusão do curso contendo a data de colação de grau realizada.
- Diploma de Mestrado (devidamente assinado pelo Titulado) ou certificado de conclusão do curso (para matrícula no curso de doutorado)
No caso de candidato extrangeiro:
- Registro Nacional Migratório (RNM)
- CPF
- Passaporte
- Registro Civil e Diploma traduzidos
- Visto de permanência no Brasil.
No caso de candidato visitante, alem dos documentos citados acima, deverá ser entregue:
- Comprovante de vínculo no mestrado ou doutorado na Instituição de Ensino Superior de Origem.
Observações:
- Os documentos devem estar legíveis, sem cortes e digitalizados verso e anverso.
- Toda documentação dever ser enviada, mesmo que as que foram entregues para participar da seleção.
- Como comprovante da graduação é válido, o certificado de conclusão da graduação (documento recebido após a colação de grau) ou o Diploma. Não são aceitos atestados emitidos pela secretaria.
- O Diploma deve conter a assinatura do discente no campo "Titulado" ou "Diplomado"
- Lembre-se que caso o documnto tenha frente e verso ambos os lados devem ser digitalizados.
Observações sobre o preenchimento do Requerimento de Matrícula
- O campo de Matrícula deve ficar em branco.
- Preencha todas as informações pessoais.
- Preencha as disciplinas nas quais deseja se matricular (consulte o Horário de Aula)
- Preencha a data e assine, antes de digitalizar o documento.
Observações sobre o preenchimento do da Planilha de Dados Pessoais
A planilha (arquivo em formato ODS) deve ser cuidadosamente preenchida, sem uso de caixa alta, com os dados completos, estas informações serão lançadas no sistema da UFU.
Deve ser respeitada a grafia dos nomes (inclusive a acentuação) conforme a certidão de registro civil (Não use caixa alta ou abrevie algum nome).
Em todos os campos em que for solicitado UF, deve-se colocar a sigla do Estado, por exemplo, MG.
Datas devem ser preenchidas no formato 10/07/2023.
O número do CPF, o RG e o Título de Eleitor devem ser preenchidos sem ponto ou hifem.
A sigla do órgão emissor do RG deve ser preenchida sem traços ou pontos, exemplo: PCMG.
Estado Civil (solteiro(a), casado(a), dequitado(a), divorciado(a), viúvo(a), união estável.
Tipo de endereço: Alameda, Avenida, Rua, etc.
Nome do Logadouro é o nome da Alameda, Avenida, ou Rua.
O CEP deve ser informado no formato xx.xxx-xxx - exemplo 48.400.320.
O telefone residencial deve ser informado no formato (34) 3225-8637.
O telefone celular deve ser informado no formado (34) 99999-2222.
A planilha está preenchida com um exemplo para ajudá-los na visualização.
Toda a documentação ( "Documentos pessoais e acadêmico do Ingressante - Nome do candidato" e " Planilha de Dados Pessoais") devem ser enviadas para o email do Programa em até 7 dias úteis antes do início do período de matrícula de ingressantes previsto no Calendário Acadêmico da Pós-gradução.
O Programa recebe a documentação e envia os documentos de todos os ingressantes ao setor competente para o cadastro dos discentes na instituição e após o cadastro, a Secretaria do Programa processa os pedidos de matricula nas disciplinas solicitadas.
Em caso de desistência da vaga, informe à Secretaria do Programa por email.